A Quixabeira, ou quixaba, como é conhecida, é uma planta, árvore, da família das Sapotaceae, nome científico Bumelia sertorum Mart.. A árvore dá origem a uma madeira de boa qualidade que é muito usada na construção civil, na marcenaria. Seus frutos são uma baga, casca com coloração vinho escuro à preto quando maduros, e o endosperma, um líquido branco de sabor adocicado; os frutos são comestíveis. Muitos fazendeiros não deixam as árvores nas áreas das propriedades por conta dos grandes espinhos que seus ramos apresentam.
A planta é nativa.
Texto e fotos: Erli Pinto dos Santos
Técnico em Agropecuária - Instituto Federal Baiano
Graduando em Eng. Agronômica - UEFS
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7809641306338262
(74) 9196-6275
(75) 9128-1756
Boa Tarde! sou daqui da região, conheço essa planta como quixabeira, pesquisando a mesma encontrei com o nome científico do seu. Gostaria de saber se são espécies diferentes? o nome cientifico que você da a planta é Bumélia sertorium e o outro nome encontrado é sideruxylon obtusifolium. São espécies diferentes?
ResponderExcluirTânia, você por acaso tem esta espécie aí na tua região? É que estou procurando por sementes de quixaba há muito tempo, mas está difícil encontrar. Então, se você puder me ajudar.. Obs: sou professor e biólogo em Curitiba... Obrigado..
ExcluirBoa Tarde! sou daqui da região, conheço essa planta como quixabeira, pesquisando a mesma encontrei com o nome científico do seu. Gostaria de saber se são espécies diferentes? o nome cientifico que você da a planta é Bumélia sertorium e o outro nome encontrado é sideruxylon obtusifolium. São espécies diferentes?
ResponderExcluirSou catingueiro da região do Moxotó em Mata Grande -Al., e hoje me indicaram o chá da casca da quixabeira para a coluna. Tem fundamento científico?
ResponderExcluir