quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Mandacaru (Cereus jamacaru DC.)

O mandacaru (Cereus jamacaru) é arbusto suculento da família das Cactaceae. É uma planta do cenário semiárido, com seu formato de um grande candelabro, e é cantado pela sabedoria popular. A planta pode chegar a ter 8 metros de altura (na fase adulta) com tronco grande e lenhoso; outra característica marcante é a presença de espinhos, que podem chegar até 10 cm de comprimento. A flor do mandacaru se abre no período da noite, e a floração se dá na estação chuvosa. Tem grande importância cultural, a prova de quê é presente em inúmeras canções e toadas de sertanejos, inclusive o rei do baião, Luiz Gonzaga no trecho da sua música “mandacaru quando fulora na seca, é o sinal que a chuva chegou no sertão...”.
Há também no mandacaru, uma importância econômica, principalmente quando se trata de salvar, alimentar rebanhos de animais no período de seca prolongada. E para essa finalidade hoje já existem variedades “melhoradas” geneticamente, sem espinhos, para facilitar o manejo no dia-a-dia de vaqueiros. Essa prática vem reduzindo as populações naturais de mandacaru.
Todas as partes da planta são utilizadas na medicina popular, para tratar de infecções no aparelho respiratório humano, infecções nos rins, fígado e úlceras. Além disso, há pesquisas feitas com a espécie, onde, na qual é presente um antibacteriano.

Um outro potencial ainda pouco explorado na espécie, é o ornamental. É difícil você chegar numa praça pública, nas cidades do nordeste, onde não esteja presente a ilustre planta. E essa utilidade vem sendo incentivada por paisagistas, engenheiros agrônomos, etc..

Texto e foto: Erli Pinto dos Santos
Técnico Agropecuário
Graduando em Agronomia - UEFS
Cel.: (74) 9196-6275

Nenhum comentário:

Postar um comentário